A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico desenvolvido pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz que vai remover os acúmulos de gordura indesejados com o objetivo de esculpir e melhorar o contorno corporal. Entre as áreas que podem ser tratadas podemos citar: abdome, dorso, coxas, braços e pescoço.

Quando apresentado pela primeira vez à sociedade médica no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em 1980 a lipoaspiração gerou desconfiança, mas com o tempo se mostrou um procedimento seguro e que , quando bem indicado, leva a excelentes resultados, acabando por se tornar uma das cirurgias mais realizadas no mundo.

Apesar de ser um procedimento teoricamente mais simples que uma abdominoplastia convencional trata-se de um procedimento cirúrgico, devendo ser encarado com toda seriedade e devendo ser realizado apenas por cirurgiões plásticos e em ambiente cirúrgico adequado..

As cicatrizes são pequenas, sendo que através delas são introduzidas as cânulas por onde é aspirada a gordura. O tipo de anestesia e a necessidade de internação vão depender da quantidade de tecido gorduroso a ser aspirado e de características próprias do paciente.

A Lipoaspiração de Alta definição (Lipo LAD ou HD) vão associar técnicas para uma maior definição da musculatura abdominal, sendo indicadas para pacientes que possual essa musculatura mais desenvolvida. Podem ser utilizadas as modernas técnicas do Jato de plasma e Lipo laser.

A anestesia pode ser local, peridural ou geral dependendo do volume a ser aspirado e características pessoais do paciente a serem discutidas nas primeiras consultas.

A duração da cirurgia vai depender do volume e áreas a serem aspiradas.

lipoaspiração pode ser associada a injeção da gordura como enxertia para correção de pequenas áreas de depressão ou onde se deseje uma maior projeção, buscando um melhor contorno corporal. Essa técnica é conhecida como lipoescultura

Orientações pré-operatórias:

Deve-se suspender pelo menos dez dias antes da cirurgia: Aspirina (AAS), Ginko biloba e vitamina E.Todas as outras medicações e fitoterápicos em uso devem ser discutidos com o cirurgião e o clínico nas consultas que antecedem a cirurgia.

O cigarro deve ser evitado de um mês antes da cirurgia até pelo menos um mês após o procedimento.

Todas as doenças, cirurgias prévias e alergias devem ser comunicadas ao cirurgião e ao clínico

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, contratura, hematoma entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.

Busque sempre um Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e experiente em Cirurgias de Lipoasíração.

Marque uma consulta conosco e esclareça suas dúvidas. Descubra se essa cirurgia é para você.

Dr. Cristiano Fleury

Mande suas duvidas e marque sua consulta pelo nosso whatsapp

WHATSAPP 61 98574-1212