As oscilações de peso e as gestações normalmente se refletem nas mamas com uma perda da elasticidade, flacidez e excesso de pele. A cirurgia de mastopexia é indicada nos casos de ptose mamária ( ?seios caídos?), em que se tem uma perda no contorno e na firmeza das mamas. O objetivo é a melhora estética do contorno das mamas, dando um aspecto mais jovem às mesmas.

Nas consultas que antecedem as cirurgias será escolhida a melhor técnica para cada caso. A utilização ou não de prótese mamária e o tipo de incisão utilizada vão depender de vários fatores (como o grau de ptose, a quantidade de tecido mamário e a textura da pele), que serão analisados na consulta.
O Procedimento

A Cirurgia de Mastopexia leva de 3 a 4 horas. Como todo procedimento cirúrgico de médio porte, deve ser realizado em centro cirúrgico e estrutura adequados, sob supervisão do anestesista. Normalmente são colocados drenos que são geralmente retirados no primeiro dia após a cirurgia.

O Pós-Operatório

No período pós-operatório é comum algum grau de dor, normalmente bem controlável por analgésicos. Edema é comum nos primeiros dias, mas com redução importante até o 4º dia. Os drenos são retirados normalmente no primeiro dia de pós-operatório.

Cuidados após a cirurgia

Nos primeiros dez dias após a cirurgia o paciente deve dormir em decúbito dorsal (barriga para cima), evitando compressão das mamas. O sutiã cirúrgico deve ser utilizado por um mínimo de três semanas após o procedimento. Repouso absoluto apenas no 1º dia de pós-operatório. Na primeira semana serão evitados esforços ou grandes movimentações com os membros superiores (braços). Pode-se voltar ao trabalho após 1 semana. Pode-se voltar a dirigir após 2 a 3 semanas. No primeiro mês a atividade física ideal é a caminhada, evitando-se esforços maiores com os membros superiores.

Qualquer exposição ao sol deve ser completamente evitada até a resolução de qualquer equimose (manchas temporárias pós-operatórias), e após esse período, sempre com protetor solar. As regiões de incisão nunca devem ser expostas ao sol.

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, contratura, extrusão de prótese entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser minuciosamente discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.

Busque sempre um Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e experiente em Cirurgias de Face.

Marque uma consulta conosco e esclareça suas dúvidas. Descubra se essa cirurgia é para você.

Dr. Cristiano Fleury

Entre em Contato pelo nosso Whatsapp para esclarecer suas dúvidas e marcar uma consulta.

Whatsapp: (61) 985741212